O que é Automação Comercial afinal?

Automação comercial pode ser definida como a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatização de tarefas. Ela pode ser aplicada tanto em ações operacionais como na parte estratégica do negócio.

Para que serve a automação comercial?

A automação comercial serve para apoiar (ou muitas vezes assumir) processos operacionais, como o atendimento ao cliente ou geração de notas fiscais.

Sua aplicação no varejo tem o objetivo de otimizar os procedimentos diários, tirando a carga operacional dos ombros dos colaboradores e agilizando as tarefas.

Além disso, com apoio de recursos tecnológicos, é possível angariar dados e informações sobre cada uma dessas execuções automatizadas, o que traz mais segurança e prevenção de perdas para a sua loja.

Sem a automação comercial, todos os processos têm que ser realizados manualmente, o que abre margem para erros e para a lentidão na execução dos processos.

O acesso a esses insumos podem ser decisivos para aprimorar a inteligência de negócios do seu comércio, auxiliando em uma melhor tomada de decisões.

O resultado de implementar a automação comercial em seu varejo é quase imensurável.

Depende muito do quão tecnológica sua empresa está disposta a se tornar.

No entanto, não se deixe enganar: a automação comercial traz ótimos resultados.

Como funciona a automação comercial?

A automação comercial funciona com a utilização de ferramentas e soluções tecnológicas que otimizam, integram, padronizam e, claro, automatizam processos.

Ela pode ser implementada tanto na linha de frente de uma loja, apoiando a parte operacional de um sistema PDV, como no backoffice.

Alguns processos que são otimizados por meio da automação comercial:

Veja alguns exemplos de processos que com a ajuda da automação comercial têm seus resultados melhorados:

Controle de estoque:

O controle de estoque é um dos principais desafios dos varejistas, principalmente os gestores de supermercados que contam com grande quantidade de itens de alta rotatividade. Contar com um sistema de gestão para controlar todas as movimentações de mercadorias (entradas, saídas, devoluções e transferências) é a solução para deixar o estoque sempre correto e atualizado, garantindo que sua loja não sofra com perdas, rupturas e demais problemas.

Venda e emissão de documento fiscal:

Talvez o processo mais sensível de todo empresário do varejo seja a venda ao consumidor final. A automação comercial causa um impacto positivo ao proporcionar atendimento ao cliente de forma ágil, emitindo o documento fiscal.

Mas as vantagens vão muito além. Com a operação, todas as informações geradas serão a base para uma série de atividades, dentre elas: fechamento de caixa, controle de vendas por cartão de crédito/débito, além da baixa de estoque, giro de mercadoria e informações fiscais. Dessa forma, você pode encontrar impactos positivos tanto no atendimento e no trato direto com o cliente, como na gestão do próprio negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes