A infraestrutura de TI é um dos ativos mais importantes para garantir os resultados (e o próprio funcionamento) de uma empresa.
Hoje em dia, a esmagadora maioria dos processos de qualquer organização depende de tecnologia, desde as rotinas de trabalho mais simples até as mais complexas. Já imaginou o que aconteceria caso houvesse um problema generalizado com os computadores e demais equipamentos do seu negócio?
Não é de surpreender, assim, que a manutenção periódica de todo esse maquinário seja tão fundamental – sem o perfeito funcionamento de sistemas e computadores, a própria continuidade dos negócios está ameaçada.
A manutenção física das máquinas da empresa também inclui o checklist de medidas indispensáveis para livrar a infraestrutura de problemas.

A sujeira e o acúmulo de poeira nos componentes internos dos computadores podem causar danos até mesmo aos equipamentos mais novos.
Os coolers dos computadores (que asseguram a temperatura correta para a operação do equipamento) também são alvos comuns do excesso de pó e de partículas de sujeira. Verificar a eficiência da rotação dos aparelhos é outro cuidado-chave do checklist de manutenção.
A manutenção preventiva em computadores é essencial pois é um serviço mais barato que uma manutenção corretiva, para que seu equipamento funcione melhor por mais tempo, evitando gastos desnecessários.
A manutenção preventiva é uma ação contínua de controle e monitoramento do computador. O seu objetivo é evitar problemas causados por falta de verificações rotineiras em vários aspectos da máquina, como excesso de poeira, falta de espaço em disco e troca de peças antigas.
Diferentemente da manutenção corretiva, na qual os reparos são feitos somente após a ocorrência de falhas, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não estrague ou fique parado por muito tempo — na maioria das vezes, de forma repentina.
Porque fazer manutenção preventiva de computadores?
O principal motivo para realizar a manutenção preventiva periodicamente é aumentar a vida útil do computador. A manutenção gera economia na aquisição de novas peças, evita problemas de produtividade com computadores lentos e indisponibilidade de sistemas por causa de falhas e superaquecimento.
Detecção precoce de problemas
Os problemas nunca chegam com hora marcada, por mais que o seu computador seja de boa qualidade, ele é uma máquina e pode falhar por vários motivos, dos mais simples, como uma poeirinha, até por algo mais sério, como um superaquecimento.
A manutenção regular no seu computador permite que você identifique pequenos problemas antes que eles se tornem grandes. Além disso, a tendência é que o computador perca o seu desempenho com o passar do tempo. Nesse sentido, a manutenção ajuda a reduzir os possíveis impactos dessa ação.
Como fazer a Manutenção Preventiva?
Existem diferentes formas de fazer manutenção preventiva de computadores. Essa ação pode ser realizada por meio de upgrades, limpeza, software etc. Traga para nossa equipe fazer uma avaliacao