Manutenção Preventiva

A infraestrutura de TI é um dos ativos mais importantes para garantir os resultados (e o próprio funcionamento) de uma empresa.

Hoje em dia, a esmagadora maioria dos processos de qualquer organização depende de tecnologia, desde as rotinas de trabalho mais simples até as mais complexas. Já imaginou o que aconteceria caso houvesse um problema generalizado com os computadores e demais equipamentos do seu negócio?

Não é de surpreender, assim, que a manutenção periódica de todo esse maquinário seja tão fundamental – sem o perfeito funcionamento de sistemas e computadores, a própria continuidade dos negócios está ameaçada.

A manutenção física das máquinas da empresa também inclui o checklist de medidas indispensáveis para livrar a infraestrutura de problemas.

Acúmulo de sujeira em componentes internos de computadores

A sujeira e o acúmulo de poeira nos componentes internos dos computadores podem causar danos até mesmo aos equipamentos mais novos.

Os coolers dos computadores (que asseguram a temperatura correta para a operação do equipamento) também são alvos comuns do excesso de pó e de partículas de sujeira. Verificar a eficiência da rotação dos aparelhos é outro cuidado-chave do checklist de manutenção.

manutenção preventiva em computadores é essencial pois é um serviço mais barato que uma manutenção corretiva, para que seu equipamento funcione melhor por mais tempo, evitando gastos desnecessários.

A manutenção preventiva é uma ação contínua de controle e monitoramento do computador. O seu objetivo é evitar problemas causados por falta de verificações rotineiras em vários aspectos da máquina, como excesso de poeira, falta de espaço em disco e troca de peças antigas.

Diferentemente da manutenção corretiva, na qual os reparos são feitos somente após a ocorrência de falhas, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não estrague ou fique parado por muito tempo — na maioria das vezes, de forma repentina.

Porque fazer manutenção preventiva de computadores?

O principal motivo para realizar a manutenção preventiva periodicamente é aumentar a vida útil do computador. A manutenção gera economia na aquisição de novas peças, evita problemas de produtividade com computadores lentos e indisponibilidade de sistemas por causa de falhas e superaquecimento.

Detecção precoce de problemas

Os problemas nunca chegam com hora marcada, por mais que o seu computador seja de boa qualidade, ele é uma máquina e pode falhar por vários motivos, dos mais simples, como uma poeirinha, até por algo mais sério, como um superaquecimento.

A manutenção regular no seu computador permite que você identifique pequenos problemas antes que eles se tornem grandes. Além disso, a tendência é que o computador perca o seu desempenho com o passar do tempo. Nesse sentido, a manutenção ajuda a reduzir os possíveis impactos dessa ação.

Como fazer a Manutenção Preventiva?

Existem diferentes formas de fazer manutenção preventiva de computadores. Essa ação pode ser realizada por meio de upgrades, limpeza, software etc. Traga para nossa equipe fazer uma avaliacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes